Dislexia: um rápido olhar sobre esse transtorno

Nesse artigo vou fazer um breve texto sobre a dislexia, um transtorno tão comum, porém tão pouco identificado no nosso dia a dia.

Antigamente era normal achar algumas crianças na sala de aula um pouco atrasadas, dava para ver sua dificuldade, muitas vezes era ridicularizadas e chamadas de burras, porém, atualmente temos mais informações disponíveis em meios de comunicação como a internet e podemos identificar que essas crianças, muitas vezes, sofriam com a dislexia.

A dislexia é um mail que afeta quase 10% das crianças que ingressam a escola, porém, muitas vezes não é identificada pelos professores, e acaba passando batido.

As pessoas que sofrem com a dislexia tem dificuldades na leitura, pois não existe uma predominância hemisférica clara em seus cérebros, causando conturbações na hora de ler ou de interpretar algum texto mais longo.

Essas crianças não possuem a inteligência afetada, muito pelo contrário, elas podem se destacar em áreas criativas, por exemplo. Dizem até que Einstein tinha dislexia.

Atualmente estamos vendo um processo legal de conscientização sobre esse transtorno, inclusive sites e cursos online estão sendo feitos para alertar sobre o assunto e treinar pais e professores para ajudarem as crianças a superarem esse mal.

Deixo como dica o site Dislexia Club da fonoaudióloga Cintia Fadini, que trata desse tema de forma muito prática e descomplicada.

Até mais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *